Presidente do IPIAM atua como mentor e lidera startup vencedora no programa Shark Tank CBN
- IPIAM Instituto

- 2 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de ago.

O empreendedor e presidente do IPIAM, Daniel Avraham, participou como mentor do programa Shark Tank CBN, iniciativa pioneira no Amazonas promovida pelo Colégio Brígido Nogueira, sob a criação e direção de Brígido Nogueira Neto.
Voltado para alunos do ensino básico, o programa aplica o método Expacer de educação empreendedora, combinando teoria e prática para ensinar estudantes do ensino fundamental e médio a desenvolverem suas próprias startups a partir de problemas reais do mercado.
Durante vários meses, Daniel Avraham acompanhou três grupos de alunos na missão de construir startups a partir das dores de empresários locais. Com auxílio das professoras Luana Fernandes e Carla Maria, foram aplicadas metodologias como a Lean Startup e os estudantes passaram por todas as etapas da jornada empreendedora: validação de hipóteses, construção de MVPs (Produtos Mínimos Viáveis), definição de estratégias de monetização, elaboração de projeções financeiras e discussão de valuation com base em tração, mercado e escalabilidade.
As startups mentoradas por Daniel foram:
Hospet – plataforma de hospedagem de pets com inteligência artificial (grande vencedora do programa);
LuxLeads – ferramenta de qualificação inteligente de leads para otimização do funil de vendas;
Kareem Services – CRM acessível e automatizado, voltado a pequenos negócios e equipes comerciais iniciantes.
A startup Hospet, formada por Júlia Sophia, Guilherme Rosse, María Cecília e grupo, se destacou entre as seis finalistas e foi a grande vencedora do programa. O grupo impressionou a banca avaliadora com um pitch estruturado, clareza de proposta e diferenciação tecnológica e garantindo R$ 200 mil em investimento.
A banca de avaliação foi composta por empresários de destaque no cenário local: Mariah Andrade (Grupo Alemã), Rodrigo Leme (Tambagrill), Tharllis Trindade (Soul Hara), Fernanda Pacheco (F. Pacheco Construtora), Jhordan Dias (Criteria Energia Solar), Filipe Rudhja (Bulldogue Verde) e Igor Jobim (BMC Tintas). Eles atuaram como investidores, oferecendo feedback técnico e simulações reais de negociação.

Segundo Daniel Avraham, a experiência foi transformadora:
“Esses alunos não são apenas estudantes — são empreendedores em formação. Levei para dentro da sala a prática de quem já viveu os altos e baixos do mercado com a Onisafra, minha startup que foi acelerada pelo Fórum Econômico Mundial. Compartilhei como gerar valor com propósito, atrair liquidez e construir soluções viáveis. No fim, não fui só mentor — fui aprendiz também.”
A experiência reforça o potencial da educação empreendedora como estratégia de formação cidadã, e mostra como iniciativas inovadoras dentro das escolas podem transformar visões, inspirar carreiras e preparar jovens para os desafios do futuro.
Assessoria IPIAM
© Todos os direitos reservados
Reprodução autorizada mediante citação obrigatória da fonte abaixo:
Fonte: Instituto de Propriedade Intelectual da Amazônia (IPIAM) – www.ipiam.org.br/noticias













Comentários