IPIAM Conecta 2025: O papel da Propriedade Intelectual como vetor de crédito e inovação na Amazônia
- IPIAM Instituto

- 22 de out.
- 4 min de leitura
Atualizado: 31 de out.
Evento em Manaus reuniu representantes do IPIAM, INPI, UFAM, CBA, SENAC e TroposAMZ para discutir como a Propriedade Intelectual pode impulsionar a inovação, o crédito e o desenvolvimento sustentável da região.
O IPIAM Conecta contou com o apoio e patrocínio de importantes instituições que impulsionam o ecossistema de inovação da Amazônia: MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Arranjo AMOCI, SEBRAE, Prefeitura de Manaus, Semtepi, Cassina, Ecossistema de Inovação ELI, Faculdade Senac de Tecnologia, TroposAMZ e Agência Onzza. Juntas, essas organizações tornaram possível a realização de um evento que fortalece a integração entre inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual na região.

Um encontro pela Amazônia Inovadora
O IPIAM Conecta 2025 reuniu, no Casarão da Inovação Cassina, em Manaus, lideranças do ecossistema amazônico de inovação para debater o papel da Propriedade Intelectual (PI) como instrumento estratégico de crédito, competitividade e sustentabilidade.
Organizado pelo Instituto de Propriedade Intelectual da Amazônia (IPIAM), o evento conectou empreendedores, universidades, investidores e instituições públicas em torno de uma missão comum: transformar ativos intangíveis em motores reais de desenvolvimento econômico na Amazônia.
A iniciativa integra as ações do IPIAM voltadas à integração entre PI, inovação e financiamento, em alinhamento com a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Painéis de abertura

O Diretor de Inovação do IPIAM, Abrahim Bazé Jr., abriu os painéis de abertura apresentando o atual momento da instituição e suas principais linhas de atuação. Em sua fala, destacou as três frentes estratégicas que orientam o trabalho do Instituto: Registros de Propriedade Intelectual, Educação e IP Finance — esta última, uma iniciativa inovadora voltada à utilização de ativos intangíveis como garantia de crédito para inovação.
Entre as ações de maior destaque, Abrahim ressaltou o curso “Trilha Invertida da Propriedade Intelectual”, metodologia desenvolvida pelo IPIAM que inverte a lógica tradicional de ensino, partindo de desafios reais de empreendedores para, então, integrar os conceitos técnicos e estratégicos da Propriedade Intelectual de forma prática e colaborativa.
O diretor também destacou a expansão do programa “Protegendo a Amazônia Criativa”, iniciativa que conecta a Propriedade Intelectual à cultura local com o uso estratégico da PI.
Na sequência, Daniel Goettenauer, Diretor da Tropos Amazônia, conduziu a apresentação destacando o trabalho da Tropos Amazônia no apoio a empreendedores e instituições na criação de negócios de impacto.
O painel seguinte contou com Nailson Andrade, Coordenador da Faculdade de Tecnologia do SENAC Amazonas, que abordou o papel da educação e da capacitação tecnológica na formação de profissionais para as cadeias produtivas inovadoras e sustentáveis da região.
Mesa-redonda: PI e inovação como vetores de financiamento sustentável
O ponto alto do evento foi a mesa-redonda “Propriedade Intelectual e Inovação como Vetores de Financiamento e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, que reuniu:
Taynara Tenório – Coordenadora de Relações Institucionais Norte do INPI
Dalton Vilela – Pró-Reitor de Inovação Tecnológica da UFAM
Caio Perecin – Diretor do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA)
Nailson Andrade – Faculdade de Tecnologia do SENAC Amazonas

Com moderação de Desirée Nascimento, especialista em inovação e políticas públicas, o debate destacou os caminhos para aproximar a pesquisa científica, o setor produtivo e o sistema financeiro, com o objetivo de transformar ativos de PI em instrumentos de crédito e investimento.
Os participantes reforçaram que a bioeconomia amazônica e a inovação tecnológica só alcançarão seu pleno potencial quando houver mecanismos efetivos de proteção, gestão e valorização da propriedade intelectual.
Lançamento do Programa IP Finance Brasil

O Presidente do IPIAM, Daniel Avraham, apresentou o Programa IP Finance Brasil, marco importante para o ecossistema de inovação ao conectar propriedade intelectual e acesso ao crédito.
A iniciativa busca valorar ativos intangíveis, permitindo que marcas, patentes, direitos autorais e demais ativos de PI sejam reconhecidos como garantias reais em operações financeiras.
Integrando as ações da ENPI/MDIC, o programa tem como meta estimular investimentos em inovação.
“Com o IP Finance Brasil, passa a ser possível reconhecer mais valor ao P&D , criando uma nova alternativa nas linhas de crédito, nas teses de investimento e nas oportunidades voltadas àqueles que inovam na Amazônia e em todo o Brasil”, destacou Daniel Avraham.
O presidente também anunciou que o IP Finance Brasil será apresentado oficialmente em novembro, durante a COP-30, em Belém (PA), e na ENPI no Rio de Janeiro (RJ), ampliando sua projeção nacional e internacional.
Consolidação e perspectivas
O IPIAM Conecta se consolida como um espaço de diálogo e articulação
entre os atores da inovação amazônica, reforçando o papel do Instituto como articulador de políticas e programas que unem propriedade intelectual, inovação e desenvolvimento sustentável.
Ao promover debates sobre financiamento da inovação, crédito lastreado em PI e educação tecnológica, o evento reafirma o compromisso do IPIAM em impulsionar a transformação do conhecimento local em valor sustentável, fortalecendo o futuro da Amazônia e do Brasil.
Todos os registros visuais e audiovisuais do evento foram realizados pela Agência Onzza (instagram.com/agenciaonzza), parceira do IPIAM na documentação e difusão das ações institucionais.
Assessoria de Comunicação – Instituto de Propriedade Intelectual da Amazônia (IPIAM)
























