IPIAM participa da inauguração da Unidade Norte do INPI e reforça compromisso com o fortalecimento da Propriedade Intelectual na Amazônia
- IPIAM Instituto

- 30 de out.
- 2 min de leitura

O Instituto de Propriedade Intelectual do Amazonas (IPIAM) foi convidado a participar da inauguração da Unidade Norte do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), realizada no dia 30 de outubro, no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), em Manaus.
A Diretoria do IPIAM marcou presença no evento, que contou com a participação de representantes do INPI, SUFRAMA, CBA, INPA e IFAM, além de lideranças do ecossistema de inovação e instituições de ensino e pesquisa da região.
Durante a cerimônia, foram firmados Acordos de Cooperação Técnica entre o INPI e importantes instituições locais, reforçando o propósito de aproximar a política de Propriedade Intelectual das demandas regionais.
Entre os destaques do evento esteve a apresentação do plano de ação do INPI para os próximos 100 dias, conduzida por Tania Ribeiro (Diretora Executiva do INPI), Maria Eugênia Gallotti (Coordenadora-Geral de Desenvolvimento em PI, Negócios e Inovação do INPI) e Taynara Bezerra (Coordenadora de Relações Institucionais da COINS-N).

O encontro também abordou temas estratégicos, como o papel das Indicações Geográficas (IGs) no fortalecimento da economia amazônica, com exemplos emblemáticos como o Guaraná de Maués (AM), o Queijo do Marajó (PA) e as Panelas de Barro de Raposa (RR), além da palestra sobre Propriedade Intelectual na Bioinovação, apresentada por Tatiana Carestiato, da Coordenação de Relações Institucionais Norte (COINS-N).

Para o IPIAM, a inauguração da Unidade Norte do INPI representa um marco histórico para o avanço da Propriedade Intelectual na Amazônia, criando um ambiente mais próximo, ágil e colaborativo entre instituições públicas, setor produtivo e a comunidade científica. Durante o evento, o IPIAM também teve a oportunidade de encontrar Rafael Marques (Diretor do Departamento de Patrimônio Genético e Cadeias Produtivas dos Biomas e Amazônia do MDIC) e Júlio César Moreira (Presidente do INPI).
O diálogo reforçou a importância da integração entre políticas de biodiversidade e propriedade intelectual, especialmente no contexto amazônico, onde o potencial biotecnológico e os conhecimentos tradicionais exigem abordagens colaborativas e estratégicas.

O INPI demonstra um olhar estratégico para a região Norte, reconhecendo seu potencial em inovação, biodiversidade e conhecimento tradicional. O IPIAM enxerga neste movimento uma oportunidade concreta de atuar lado a lado com o INPI na difusão e consolidação da cultura da PI, fortalecendo o ecossistema de inovação da Amazônia”, destacou a Diretoria do Instituto.
O IPIAM segue comprometido em articular parcerias e ações que promovam a integração entre inovação, proteção e desenvolvimento sustentável, contribuindo para que a Amazônia ocupe cada vez mais um papel de protagonismo no cenário nacional e internacional da Propriedade Intelectual.
Assessoria de Comunicação – Instituto de Propriedade Intelectual da Amazônia (IPIAM)

Comentários