Você sabe o que é IP Finance e já conhece o programa IP Finance Brasil?
- IPIAM Instituto

- 10 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de ago.
O que é IP Finance?
IP Finance ou Financiamento baseado em Propriedade Intelectual é um aplicação de valoração, proteção e monetização de ativos intangíveis — como patentes, marcas, softwares, know-how e outros direitos de propriedade intelectual (PI) — com o objetivo de acessar financiamento, investimentos e crédito.
Em outras palavras, IP Finance transforma Propriedade Intelectual em moeda de confiança para o mercado.
O Amazonas desenvolveu a primeira metodologia brasileira de IP Finance
O Instituto de Propriedade Intelectual da Amazônia (IPIAM) é a primeira instituição brasileira a criar uma metodologia própria de IP Finance, voltada para a valorização de ativos de propriedade intelectual para NITs, ICTs, aceleradoras, incubadoras, startups e outras empresas.
A metodologia é aplicada por meio de uma abordagem sistemática e por fases, que visa:
Proteção estratégica do conhecimento
Governança integrada para inovação e conformidade
Valoração e monetização da Propriedade Intelectual
Por que utilizar IP Finance?
Porque a Propriedade Intelectual é um ativo econômico poderoso — e a metodologia IP Finance Brasil prova isso. Veja as vantagens de usar a PI como colateral:
🔁 Recorrência: gera royalties, licenças e franquias
📈 Escalabilidade: pode ser licenciada para várias instituições
🧩 Customização: pode ser fracionada por setor, região ou tempo
♻️ Reutilização: não se desgasta e pode ser reutilizada
Quais os resultados esperados com a metodologia IP Finance Brasil?
A aplicação da metodologia IP Finance Brasil gera ativos intelectuais estruturados, ou seja, conhecimento protegido e pronto para ser valorizado economicamente. Ela promove uma governança orientada à monetização da Propriedade Intelectual, criando segurança jurídica para negociações, parcerias e investimentos. Além disso, capacita equipes para que compreendam o papel estratégico da PI dentro do sistema de inovação.
Para posicionar a propriedade intelectual como ativo econômico, a metodologia adota uma abordagem sistemática baseada em fases estruturadas de melhoria contínua, sempre adaptada à realidade de cada organização ou projeto, com sua própria estrutura de governança.
O resultado é transformar o conhecimento em valor econômico real, promovendo sustentabilidade, competitividade e atração de investimentos, especialmente em contextos como a Amazônia, onde ativos intangíveis são abundantes, mas ainda pouco explorados sob essa ótica.
Para saber mais ou implementar a metodologia em sua organização, entre em contato:
Assessoria de Imprensa – IPIAM
© Todos os direitos reservados
Interessados em reproduzir esta matéria podem fazê-lo livremente, desde que coloquem a seguinte fonte obrigatória ao final do conteúdo reproduzido:
Fonte: Instituto de Propriedade Intelectual da Amazônia (IPIAM) – www.ipiam.org.br/noticias


Comentários